5 de mar. de 2008

Fodão Merdão

Odeio palavrões.

Não há nada que justifique sua utilização mas, enfim, eu não poderia iniciar este post sem utilizar os citados ai em cima.

Esta semana assistia ao Saia Justa, programa de que sou fã notória, e a filósofa Márcia Tiburi citou um artigo que me marcou pelos palavrões acima. Claro o tal artigo falava muito mais que isso, mas essas duas palavras, o registraram. Infelizmente tenho de confessar não me lembrar do autor do artigo citado pela Márcia, e embora tenha procurado o artigo assim como sua acessoria para exclarecê-lo, não obtive retorno em tempo desta publicação, portanto... sigo.

Para resumir o citado pelo artigo, a expressão "Fodão Merdão" é utilizada para descrever a figura corporativa que utiliza-se do poder para impor-se diante dos demais, e como principal ferramenta para esta imposição, utiliza mediocrizar seus subalternos, hierarquiuacos ou pseudohierarquicos.

Essa figura fica famosa pelo sentimento de antipatia que cria em todos a sua volta, e pela imposição de sua figura pela posição que normalmente ocupa.

Necessariamente este "inergumeno" precisa afirmar-se e para isso, cava buracos cada vez maiores entre o abismo que o separa dos demais.

Bem, enfim todos sabemos o que é um "Fodão Merdão", e não é a isso que este post se proproe, o que quero vai além de identificá-lo, rotulá-lo ou justificá-lo.

A Márcia deixou as suas colegas de Saia Justa o desafio de como neutralizar este "Fodão Merdão", mas o que quero é determinar o que ele acarreta.

Qual sua real vantagem???

Bem, sem dúvida ele se destaca. Mas será positivamente???

Garanto que não.

O que observo sempre que conheço um é que eles tem uma alta capacidade de atração negativa. Isso mesmo.

Observe como esses personagens de nossa vida, vivem cheios de problemas por resolver, problemas sérios, graves, de saúde, ordem pessoal, familiar ou financeira. Eles nunca estão sob total sossego, sempre há algo de catástrofe se abataendo sobre eles.

Não sou superticiosa, não acredito em mau olhado, mas sei que uma torcida leva o time pra frente, e sei que na vida, é melhor ter quem torça por nós. E conhecendo Fodões Merdões aos montes, e seus antíteses felizes, posso afirmar sem medo de errar. Os primeiros não têm torcida. Aliás têm sim, a adversária, sim porque todos preferem torcer por qualquer um, menos por eles. É como aquele jogo em que você diz ser torcedor do Boca Junior desde criancinha, só pra ver ele arrazar o seu time adversário.

É assim que funciona. A gente pode não fazer de propósito, mas torce contra essas figura.

E quer saber??? Bem feito pra elas.

Nenhum comentário: