1 de set de 2009

FORA AOS MEDÍOCRES I

A modéstia é a muleta dos medíocres e o adereço dos hipócritas. Phoenix Mistyca ...

Odeio gente modesta.
Gente modesta é tudo, menos humilde.
Não há nada mais hipócrita que a modéstia.
A educação religiosa de forma geral, seja ela ocidental ou oriental sempre ensina que o controle do ego é a chave para a elevação espiritual. Eu também acredito nisto, pois o maior pecado segundo a Bíblia está na afirmação do “eu sou”. Mas discussão teológica a parte, vamos partir a aplicação deste ditame social.
Desde muito cedo aprendemos a usar o “imagina”, como resposta a qualquer elogio que se teça a nós, aprendemos que é muito feio chamar a atenção nos eventos sociais mais simples, embora sempre que possível nossos pais nos peçam para repetir aqueles feitos íntimos diante de visitas para demonstrar nossa “habilidade infantil”.
Então crescemos, nos tornamos adultos nos esmeramos em ser alguém melhor, anos de estudos, estágios e empregos modestos para alçar uma posição profissional de sucesso, e quando o conseguimos, e até durante todo esse caminho, sempre que alguém elogia nossos esforços, feitos e resultados, achamos mais adequado usar o “imagina” a agradecer e receber o êxito que tanto buscamos.
É tão controverso a mesma sociedade que nos diz para ser o melhor nos ensinar a usar da “modéstia”. Ao observar as pessoas de destaque e sucesso vejo que elas foram contraventoras desta regra social, os exibidos tornaram-se artistas, os reclusos ótimos escritores, os audaciosos brilhantes empresários e por ai vai, e quando são convidados a estrelar uma capa de revista seja a FORBES ou a PEPLEO ninguém se faz de rogado e diz, “imagina”.
As pessoas de sucesso agradecem, e desfrutam de toda a gloria que fizeram por merecer, elas sorriem satisfeitas ao receber um prêmio e o ostentam em suas estantes e paredes.
Modéstia é mania de país subdesenvolvido, que castra touro para que ele pense que é boi manso.

Nenhum comentário: